quarta-feira, 26 de março de 2014

Chá Verde e seu poder!

E um tipo de chá, preparado a partir da infusão da planta Camellia sinesis, que por sofrerem pouca oxidação durante o processamento, permanecem verdes. E muito popular na China e Japão, onde e mais consumido do que refrigerantes e bebidas alcoólicas, agora esta cada vez mais conquistando o Ocidente.

Segundo Jocelem Mastodi Salgado, professora de Nutrição  da Esalq, dois copos de 200mL de água e cerca de 10g de chá instantâneo todos os dias, são suficientes para obter seus benefícios. Se for usar infusão de folhas secas da planta são necessárias 5 a 6 xícaras diariamente. Mas cuidado, o excesso da bebida pode sobrecarregar o fígado, irritar o estômago, causar insônia e irritabilidade.
Para quem pratica atividade física, deve ser ingerido antes do esforço físico, pois aumenta o gasto calórico, potencializando a perda de peso. Para quem tem dificuldades para dormir, evitar a bebida no período da noite. Para produtos industrializados, ingerir bebidas que indiquem presença do extrato concentrado do chá. Seu preparo e por infusão, evitar ferver as folhas, para que elas não percam suas propriedades. Consuma logo após o preparo.

O consumo diário de chá verde traz vários benefícios a saúde. E rico em poli fenóis, que são substancias antioxidantes, que combatem os radicais livres, tendo efeito anti-envelhecimento e na queima de gorduras. E rico em tanino, que ajuda a reduzir o colesterol ruim LDL, fortalece artérias e veias e ainda possui bioflavonoides e catequinas, substancias que bloqueiam alterações celulares, responsáveis por tumores.
Agora se você e daquelas pessoas que não gostam de perder tempo, conheça o chá verde instantâneo, citado acima. E um pouco mais caro, mas muito prático. Conserva todas as propriedades, pode ser consumido quente, frio ou gelado. O da marca Sanavita, da professora Jocelem, e excelente e muito confiável. Vale a pena conferir!
Que tal trocar o cafezinho, por um chazinho verde?
Até a próxima!

3 comentários:

  1. http://www.edihitt.com/noticia/cha-verde-e-seu-poder

    ResponderExcluir
  2. Oi Edilene, tudo bem?
    Obrigada e bjs

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Aparece
    no edihitt.com
    com suas excelentes postagens!
    Estamos sentindo tua falta!

    ResponderExcluir