domingo, 1 de abril de 2018

Farinha de Arroz, fit?

Em busca de uma vida saudável, muitos procuram uma alternativa para substituir a farinha de trigo, que consumida em excesso, segundo pesquisadores, pode trazer vários prejuízos à saúde, como: aumento das taxas de açúcar no sangue, aumento da fome e apetite, maior risco de problemas inflamatórios, aumento dos índices de alergia, perdas de massa óssea, perda de nutrientes, aumento das taxas de colesterol ruim e obesidade.
Na linha dos substitutos saudáveis, entra a farinha de arroz, considerada a grande queridinha de nutrologos e fitness. Produto comum e muito consumido no sudeste da Ásia, Japão e sul da Índia.
Esta farinha, pode ter como base tanto o arroz branco, como o integral, livre de processos químicos. Não possui gosto ou cheiro, servindo para receitas doces e salgadas. Além de não conter glúten (proteína presente na maioria dos cereais), sendo uma excelente alternativa para celíacos (1%da população mundial) e menos “engordativa”.

Benefícios da Farinha de Arroz
  • evita prisão de ventre, pois facilita o funcionamento do intestino. Elimina toxinas e outros resíduos no intestino.
  • reduz os níveis de colesterol ruim  no organismo.
  • diminui a sensação de fome constante.
  • ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
Desta forma, o uso da farinha de arroz contribui na prevenção de diabete tipo 2, prisão de ventre, diverticulite, entre outras doenças do cólon.

Benefícios no Prato
  • faz uma fritura mais sequinha.
  • não tem gosto. Não altera o sabor dos ingredientes, nem fica com aquele “gosto de farinha”.
  • serve para receitas doces e salgadas.
  • bom rendimento.
  • mais leve.
Benefícios – Fonte
  • rica em proteínas
  • vitaminas do complexo B
  • minerais
  • fibras
  • baixo teor de gorduras e sódio.
Onde usar
  • pães
  • tortas doces ou salgadas
  • massas de salgados (coxinha, risole, bolinhas de queijo, esfiha e empadas)
  • panquecas
  • nhoques
  • suflês
  • muffins e cupcakes
  • bolos
  • biscoitos
  • pavês
  • rocamboles
  • waffles
  • pudim e tudo que sua imaginação e criatividade permitirem.
    tuasaude.com.br
Coxinha Fit e sem Glúten
Ingredientes: 2 xic de farinha de arroz; 2 xic de caldo de galinha; 1 col. de sopa de manteiga e sal a gosto. Fubá ou farinha de mandioca.
Modo de preparo: junte o caldo e a manteiga numa panela e deixe ferver. Acrescente o sal e a farinha de arroz. Mexa bem até obter uma massa homogênea e a seguir coloque a massa numa superfície lisa e untada. Amasse a massa com as mãos durante 5 minutos e depois retire um pedaço, abra-o na mão e coloque o recheio. Feche a massa, passe-a num pouco de ovo batido, depois no fubá ou na farinha de mandioca e frite no óleo, ou em fritadeira sem óleo.
E agora, qual a sua receita de hoje?

Até a próxima!