sexta-feira, 11 de julho de 2014

Gravata do masculino ao feminino!

Gravata, é um acessório principalmente masculino, mas que também pode ser utilizado por mulheres.
Por definição, é uma faixa, ou tira de tecido, colocada no pescoço e unida, presa por laço, nó ou até prendedores específicos.
Imagem de Kadri Alak T. Kral
A palavra gravata vem do francês “cravate”, com referência a um tipo de lenço no pescoço do vestuário militar croata, apresentado a sociedade parisiense. A gravata entrou no vestuário masculino, no final do séc. XVIII e início do séc. XIX. Começava ai a história da gravata borboleta, que ganhou este nome pela semelhança com a borboleta. De lá pra cá, sofreu transformações e influencias, evoluiu, transformou-se no modelo tradicional de gravata. Quase desapareceram do vestuário masculino, foram taxadas de peças “de vestir da elite”, de ultrapassadas, foram reformuladas, são consideradas um toque pessoal ao look tradicional e para alguns um toque de personalidade.

Produzidas em tecidos semi-sintéticos, sintéticos e mistos. Mas as melhores gravatas são as de 100% de seda, que duram mais e tem caimento perfeito.
A gravata, pode ser um elemento de classe, seriedade, nobreza, estilo de vida, adicionado a roupa. As mais usuais são: o modelo tradicional e a gravata-borboleta.
Como fazer gravata borboleta - modaparahomens.com.br






Detalhes sobre a gravata

  • ele deve estar ajustado com colarinho e ficar confortável.
  • tente sempre seguir como medida a largura da lapela, devendo ser sempre igual ou menor. Mas a largura de algumas gravatas, também variam conforme a moda, ou estação do ano. Mas, lembre-se: gravata larga, nó largo, gravata fina, nó mais fino. Em média a largura das gravatas clássicas tem 09 a 11cm.
  • o nó deve sempre preencher o colarinho. Não utilize nó folgado, fica feio.
Nó Pequeno ou oriental
Cruzado
Nó Simples Duplo Nó Windsor (Inglês) Nó semi-Windsor (conservador)
gravata grossa
   X
---
---
---
---
gravata fina
  ---
   X
    X
---
---
colarinhos estreitos
   X
---
---
---
---
colarinhos italianos
---
---
   X
   X
---
colarinhos largos
---
---
---
   X
---
tecido grosso
---  
   X
    X
---
  ---
tecido leve
X
---
---
   X
X

Alguns dos nós mais conhecidos, nos modelos tradicionais, são:
Nó Windsor. É um nó mais cheio, ideal para colarinho italiano (mais aberto), e acomoda melhor o nó. Fica ótimo em  gravatas longas e finas. 
Nó oriental ou nó pequeno. Fácil de fazer, fica perfeito para colarinhos apertados e gravatas espessas.
Nó Four-in-Hand ou nó triangulo, ou nó simples. Este é o nó mais funcional das gravatas. Pode ser utilizado todos os dias e por todos os homens de qualquer estilo. É o nó preferido dos brasileiros.
Gloria Kalil
                       Sequência de passos do nó Four-in-hand
Nó Meio-Windsor ou francês. Neste exemplo, o nó fica mais cheio e fica perfeito para colarinhos mais abertos ou clássicos. Pode ser utilizado todos os dias, mesmo dando um pouco mais de trabalho que o nó Four-in-hand. Dá um toque de classe a seu traje.
Gloria Kalil
Sequência de passos do nó Semi-Windsor
Guia Vip Estilo 2010









Nó duplo. Parecido com o Four-in-Hand, mas necessita de mais uma volta no preparo, pode ser utilizado na maioria dos colarinhos, mas fica melhor em colarinhos curtos e abertos. O tecido da gravata não deve ser muito grosso.

Modo de uso
  • A perna maior, ou mais larga da gravata, deve ser apoiada sobre o cinto (a regra diz que não deve ultrapassar o cinto, ela deve terminar no meio da fivela do cinto) e a menor, ou mais fina, não pode aparecer. Mas não prenda a gravata na calça. E só coloque sua gravata depois de vestir todo seu traje, menos o paletó.
    www.mrcat.com.br
  • lembre-se que a gravata vai sempre ser observada, por quem olha para você. Segundo alguns estilistas, ela “fala” sobre você, o seu estilo e comportamento. Se você é mais ousado, criativo, tímido ou discreto. Ela pode dizer “a que você veio”.
  • para entrevistas de emprego, reuniões ou eventos mais “tradicionais” escolha modelos clássicos, de uma só cor, sem estampas. Cores escuras são melhores opções no caso.
  • alguns modelos com listras diagonais e coloridas também são bons e fáceis de combinar. Padrões de bolinhas, dependendo da ocasião, também são aceitáveis. Mas em eventos formais evite-as.
  • gravatas coloridas, são de longe as mais difíceis de se combinar. Mas são gravatas marcantes e de personalidade.
  • homens mais jovens utilizam a gravata skinny, com nó simples ou até meio-Windsor, como o nome já diz, bem mais fina, do que o modelo tradicional. No caso de homens mais velhos, se seu look, for mais moderno, também ficarão bem e com estilo próprio.
  • homens bem magros, podem utilizar modelos de gravatas mais finos e homens com tórax maiores devem utilizar gravatas mais largas.
  • para casamentos, são permitidos modelos com listras e pequenas bolinhas, mas se for o caso de traje a rigor, padrinhos, ou casamento de príncipes, melhor evitar.
  • alguns homens gostam de prendedores, eles são ótimos para manter a gravata sempre alinhada, mas em ocasiões formais não são aconselhados. No momento não estão em alta, mas se você gosta, utilize sempre na altura de 20cm da ponta de baixo da gravata, para o colarinho. Prenda-o na camisa também.
    Modelo Lacoste - Getty Images
    Diane Kruger - Getty Images
  • se você não sabe como combinar sua gravata, combine com o tom do terno. Se o terno for liso e o evento não tão formal, você pode optar por cor na gravata. Se o terno for risca de giz, utilize gravata lisa ou até um padrão listras diagonais, mas atenção a combinação.
  • para momentos mais informais, ou em eventos onde o traje é esportivo chic, homens que fazem um estilo mais descolado, podem utilizar gravatas com calça jeans (escura e reta) e camisa e blazer e até suéter (em decote V), mas calça, camisa, suéter, blazer e sapato, precisam estar perfeitos, para que não destrua o look. Mas o blazer deve ser justo e não dois números maior.
  • antes de comprar aquela gravata interessante caramelo, verifique se vai combinar com seus ternos e suas camisas.
  • camisa lisa = gravata lisa e  estampada.
  • camisa estampada, com grafismo = gravata lisa.
  • camisa de listras finas = gravata lisa ou com padrões grandes.
  • camisa de listras largas = gravata lisa ou padrões pequenos.
  • não utilize apenas camisa com gravata, fica feio e deselegante. Neste caso, melhor abrir mão da gravata. Nem colarinho desabotoado, fica terrivelmente feio.
  • evite gravatas com nó pronto, elas depois de um tempo perdem a forma e se forem lavadas, deformam facilmente.
    Rihana - Getty Images
Como conservar
  • guarde-as sem nó e esticada.
  • se sua gravata manchar com comida, principalmente molhos e gordura, é melhor trocá-la, pois as manchas não sairão e apareceram.
  • gravatas se forem passadas a ferro, devem ser esticadas e seguirem apenas um sentido, nunca no vai e vem. A temperatura do ferro, deve seguir as orientações do tecido indicadas pelo fabricante.
  • cuidado na hora de abaixar, para não prender sua gravata. Assim como quando for dirigir, coloque a gravata por cima do cinto de segurança, para evitar que faça dobra. Gravatas com dobras ficam feias.
Escolha seu modelo, imprima seu toque ao seu traje.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário