sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Protetor Solar, já escolheu o seu?

Os dermatologistas aconselham que se use protetor solar diariamente, em todas as estações do ano, já que os efeitos do sol em nossa pele exposta, podem nos trazer serias consequências, como o câncer de pele. Estamos no verão, e muitos vão as praias e piscinas, então, fica bem mais fácil lembrar do protetor, e quem sabe levar o habito para o ano todo! Mas, o que é fator de proteção solar? FPS é uma medida que estipula a capacidade que um filtro solar tem de proteger a pele de queimaduras. A medição é feita com base na radiação UVB, responsável por queimar a pele. Os filtros também protegem contra raios UVA, que estimulam o surgimento de manchas, e radiação infravermelha, responsável pelo envelhecimento precoce da pele. Como escolher o filtro ideal para seu tipo de pele?
Protetor Labial

A regra básica é: quanto mais branca for a pele, maior seu FPS. Veja outros detalhes importantes:
  • pele negra também precisa de filtro solar, pois mesmo tendo mais melanina (substancia que da cor a pele), que protege das queimaduras, o risco de câncer de pele permanece.
  • escolher o filtro certo para seu tipo de pele: seca pede cremes e loções, oleosa pede gel e oil free, normal ou mista pede fluidos, gel-creme e loções oil free.
  • você pode aplicar o filtro solar no rosto, antes da maquiagem. Só é preciso observar seu tipo de pele, ou seja, escolher o protetor ideal, para evitar irritações, cravos e espinhas.
  • deve-se aplicar o filtro 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva bem o produto. Não se esqueça de aplicar também nas orelhas, pescoço e peito do pé.
  • o filtro deve ser novamente aplicado depois de entrar na água, ou de se expor ao sol por mais de 2 horas.
  • utilize também protetor labial.
  • a quantidade de filtro recomendada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é: 1 col. de chá para rosto e pescoço, 1 col. para as costas, 1 para a parte da frente, 1 para braços e 1 para pernas e pés.
  • mesmo sob o guarda-sol use filtro, pois a areia reflete os raios UV.
  • para atletas, que praticam esportes ao ar livre, principalmente em praias, é necessário utilizar bloqueador solar, com FPS entre 80 e 100.
  • filtro solar para uso diário em cidades grandes, como São Paulo, por exemplo, deve ser FPS de 30, no mínimo. Para praias FPS 45, no mínimo. 
Existem vários produtos disponíveis, ao escolher o seu, além do FPS adequado, veja se é recomendado pela Fundação Câncer de Pele ou pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Sugestões:
  • Minesol Actif Unify FPS 80 da Roc – 
    promete ativos da soja na fórmula, que garantem ser clareadores e uniformizadores da pele. Oil free com toque seco, sem fragrância, serve para todos os tipos de pele. Não comedogênico – cobre sem obstruir os poros.
  • Sun Fresh FPS 50 da Neutrogena –
    promete rápida absorção e proteção máxima. Com textura fluida, para todos os tipos de pele.
  • Nívea Sun Kids FPS 60 da Nivea –
    foi avaliado como melhor filtro para crianças em 2012.
  • Solar Expertise FPS 30 de L'Oréal –
    foi avaliado como melhor filtro para adultos em 2012.
Lembre-se, um bom filtro evita queimaduras, mantem a pele jovem, bem cuidada e deixa rugas distantes por mais tempo. Então, escolha o seu e aproveite o sol!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. O medo de ficar velha antes da hora faz com que eu use todos...rsrsrs...a bolsa vive "melecada" de tantos..rs

    ResponderExcluir
  2. Olá Santa, agora descobri o segredo da pele de pêssego. Rsrsrs.
    Bjs amada!

    ResponderExcluir