quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Roupa de Cama, o lençol e a escolha ideal!

Lençois Coord. de Seda - www.pontofrio.com.br
Depois de escolher o colchão, é hora de pensar na roupa de cama. E decidir a roupa de cama, não é só a escolha dos desenhos do lençol e edredons. Poucos se dão conta de sua importância para uma boa noite de sono. Uma cama confortável, com lençóis macios e agradáveis, ajuda muito na qualidade de vida. A qualidade do tecido e a trama estão entre os principais fatores a se observar. Optar por números e tipos de fios, tecidos, determinam sua qualidade e durabilidade.
Roupas de cama, incluem: colchas, edredons, lençóis, mantas, fronhas, cobre leito, cobertores, capas para travesseiro, capas para colchão (ou cobre colchão) e até saias de colchão.
Dentre estas peças, temos: algodão, algodão egípcio, percal, 180 fios, microfibra, seda, linho, cetim entre outros.

A microfibra é um dos mais apreciados tecidos da atualidade, no quesito roupa de cama. É resistente, antialérgica, suave e macia. Um tecido sintético, de poliéster ou poliamida, acrílico ou nylon.
www.extra.com.br

Utilizada em cobertores, edredons e mantas, possibilita troca térmica. 

Seca rápido, possui respirabilidade, bom isolamento térmico, porém a durabilidade é moderada.

O algodão, é considerado um
dos mais tradicionais tecidos para roupas de cama. É hipoalergênico, confortável, versátil e com alta durabilidade. Um tecido natural e funciona como isolante térmico.
www.casabelaenxovais.com.br

O algodão 100% puro, com 150 fios, é macio, antialérgico. O algodão 100% puro, com 400 fios ou mais, possui toque macio, acetinado e é considerado dos mais nobres.
O algodão egípcio, é macio, toque delicado, elegante e sofisticado. Suas fibras são longas, macias e resistentes. Possuem alta durabilidade e tem a característica de ficarem cada vez mais macios. Possuem entre 400 até 1.500 fios.
Pode ser algodão mesclado com outras fibras sintéticas. Utilizado em edredons, lençóis, cobre leito e mantas.
O percal, é considerado outro tecido tradicional no mercado. Podem ser puros, 100% algodão e 180 fios, ou mistos, 50% poliéster e 50% algodão.
www.vidaecor.com.br
Os modelos mistos, podem fazer “bolinhas” e esquentam. O puro é mais macio, durável e mais fresco.

A malha, é 100% algodão. A diferença está apenas na trama dos fios. Não amassa, não faz “bolinhas”, é antialérgico. Bom para crianças.
www.lealtex.com.br
Tem boa durabilidade, não amassa e é antialérgico.

A flanela, para localidades frias, tem corte especial, o que encarece a peça.
www.portalmarleneenxovais.com.br
Tem alta durabilidade e é antialérgico.

O linho, considerado um clássico, durante algumas décadas, caiu em desuso. É uma peça nada muito prática para o dia a dia, pois necessita ser engomado e passado a ferro, além de reter calor.
www.walmart.com.br
Fica meio “durinho”, mas conforme o uso, a goma vai saindo, fica mais macio. Tecido nobre.
A seda e o cetim, considerados roupas de cama para momentos especiais, tem o toque suave, mas para locais quentes, retém calor e acabam incomodando um pouco. Se a ideia é apenas para uma noite, pode ser utilizado com tranquilidade.
www.extra.com.br
Para locais frios, retém a umidade e incomodam um pouco, porque ficam “gelados”. O de seda, tecido natural e nobre, com textura extremamente macia e aveludada.
www.paulocezarenxovais.com.br
O de cetim, feito a partir da seda, só que com tramas bem fechadas, tem toque macio.


Dicas Importantes

Fios: quanto maior a quantidade de fios, mais macio, com toque mais suave e durável será sua peça. Por isto, fique de olho na etiqueta e compre sempre a partir de 150 fios. Eles variam entre 150 a 1000 fios ou mais. Por exemplo, um lençol 100% algodão de 180 fios, possui uma textura agradável e preço razoável. Um lençol de 400 fios e 100% algodão possui toque acetinado por ter uma quantidade de fios maior e portanto, mais nobre e mais caro.

Custo x benefício: não é necessário escolher o modelo mais caro da loja, mas lembre-se que peças com preço muito baixo, terão qualidade e durabilidade mais baixa. Tente equilibrar bons produtos com preço bom também.
Tamanhos: seguem alguns tamanhos padrões, principalmente para solteiro e casal, mas variam conforme altura do colchão, modelos de mola, espuma e box.
Fonte: da Internet



Agora, escolha o modelo, cores e faça do seu quarto um ambiente mais bonito e agradável.

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário